29 maio 2008

ainda de Budapeste...

O segundo dia em Budapeste (ontem portanto, dia 28) começou novamente com muito calor!! Parece que estamos num país tropical, ficamos todos pegajosos num instante!! Logo pela manhã, antes de começar o passeio, tivemos que ir á procura de calções e chinelos! Esqueci-me foi de comprar o protector solar, cheguei ao fim do dia com um escaldão e a marca da camisola de alças no corpinho, pareço um camionista!!
O dia de hoje foi passado no lado de Buda; apanhámos o metro que tínhamos mesmo à porta do hotel e fomos para o lado de lá do rio Danúbio. Andámos pelo Royal Castle, pelas igrejas que havia por ali, pelas vistas panorâmicas para o lado de Peste e pelas ruas sinuosas do burgo do Castelo. Esta zona é a mais antiga, as ruas sao orgânicas e os quarteirões irregulares, adaptando-se à morfologia do terreno que é bastante acidentado (fartámos de subir escadas debaixo do sol tórrido). Enquanto que do lado de lá do rio as avenidas são grandes, largas e os quarteirões muito regulares o que denota que houve uma planificação.
Almoçámos no Restaurante Sisi (não sei se a princesa viria para este sítio!). Depois da barriguinha cheia e de termos descansado fomos visitar o Budavári Labirintus, portanto um labirinto a muitos metros de profundidade, debaixo de terra, no escuro, que percorre o quarteirão do castelo! Mete medo, muitooo medo!! Mas fui sempre agarradinha ao D., aliás muito agarradinha mesmo! O mais interessante que vimos neste local foi uma fonte que jorrava não água, mas vinho, sim vinho!! Não percebi de onde é que vinha o vinho (o vinho vem da vinha, eheheh, foi um trocadilho!), mas era bom!
Depois desta aventura arrepiante e embriagante descemos até ao rio no Funicular do Castelo de Buda, muito engraçado, e passámos para a outra margem pela Ponte Széchenyi. Demos uma última voltinha pela rua das lojas e fomos a uma pastelaria comer um bolo, mas foi uma desilusão! Fomos para o hotel descansar um pouco e tomar banhoca e voltámos ao centro para jantar e nos despedir da cidade!

Sem comentários: