25 maio 2008

em Cracóvia... Polónia

Chegámos sexta (23) a Auschwitz depois de almoço, só tivemos tempo de ver um campo de concentração e voltar a apanhar o comboio para Cracóvia... Já chegámos perto das 22h e o senhor da guest house que reservámos foi-nos buscar à estação de comboio, uma simpatia; mas o hotel era apenas a 200 metros de distância, eheheh, mas não sabíamos e ele pensava que estávamos cheios de malas e levou um carrão enorme e nós aparecemos apenas com um saquinho pequenino!!! O hotel era lindo, maravilhoso e acolhedor, parecia que estávamos em casa, tudo arranjadinho e cheirosinho; quem nos recebeu foi a mãe do senhor que nos foi buscar, era tudo muito familiar! De salientar que esta guest house era gay friendly, e o senhor não nos enganou!!! Como ainda não tínhamos jantado fomos ao centro da cidade encontrar qualquer coisa aberta, e claro que só encontrámos o macdonald's!! E passámos por uma daquelas lojas que estão abertas 24h para comprar shampoo e gel de banho que nos tínhamos esquecido, e foi uma aventura para tentar decifrar os rótulos!
Sábado (24) acordámos cedinho porque tínhamos o pequeno-almoço incluido, e que belo pequeno-almoço que foi!! O dia foi todo a passear por Cracóvia, a cidade é muito animada e os edifícios são coloridos o que lhe dá vida e charme. Fomos ao castelo e vi o Dragão, aos jardins, à casa do papa João Paulo II (ele era daqui), à praça e ao mercado, às várias igrejas, catedrais e basílicas e passeámos pelas ruas e ruelas! O final do dia foi passado na Galeria (centro comercial) a ver lojas, e a sentar em todos os bancos existentes, porque o cansaço era muito e a dor de pernas também!! Jantámos e lá fomos de novo apanhar o comboio; mas este comboio foi diferente, tinha caminhas!! Nunca tínhamos viajado num comboio com caminhas, e foi muito engraçado e soube mesmo bem as 5h que passámos a dormir; e tivemos sorte que ficámos só nós no compartimento; não apareceu ninguém mal cheiroso :)!

Na Polónia em relação à lei do tabaco são bastante rígidos! Chega ao ponto de não se poder fumar nas plataformas da estação de comboios, que ficam na rua (exterior) e não são cobertas... Vi um homem a ser multado por estar a fumar neste local!

Sem comentários: