02 junho 2008

Viena - day 2...

Hoje (dia 30) acordámos tarde, e acabámos por sair tarde de casa porque o D. ainda teve que tratar de coisas de trabalho; e já me vou mentalizando que vai ser sempre assim nos próximos dias das nossas vidas (mesmo de férias), o trabalho dele vai estar sempre no meio de nós, ao lado de nós, em baixo de nós, em cima de nós, sempre por perto, so tenho que saber lidar com a coisa!
Começámos por ir ao Palácio e Jardins de Schonbrunn; este "pequenino" palácio, perfeitamente simétrico, servia de residência de verão da família imperial e o nome vem de uma nascente descoberta no local. Para terem uma noção do tamanho da coisa andámos 2h de passeio nos jardins e vimos cerca de 1/3! Há alamedas ladeadas por árvores de "copas rectas", há fontes e água por todo o lado, há esculturas, há um jardim zoológico e estufas de flores tropicais, os passarinhos vem comer à mão depois de uma assobiadela (vimos uma senhora a fazer este número) e os esquilos adoraram as nossas bolachas de manteiga.
O calor continua, mas pior! A minha camisola de alças natural está a ficar cada vez mais evidenciada; vou fazer concorrência aos camionistas que apanho no caminho para Beja :)!
De seguido fomos em busca do bloco de apartamentos do Friedensreich Hundertwasser, construído em 1985, estes edíficios estão cheios de cor e cúpulas em forma de bolbos, jardins suspensos com árvores e arbustros, formas irregulares e orgânicas. Mas faltou-nos o GPS, e andámos quase 1h às voltar sem dar com o sítio, mas lá chegámos...
Como a tarde já estava a chegar ao fim fomos dar uma volta na Grande Roda, no Prater, que é uma zona lúdica, tipo a nossa feira popular, mas com mais classe; existem barracas, espectáculos, cafés ao ar livre, diversões (montanhas russas e afins), uma avenida de castanheiros com 5km onde os vienenses andam se bicicleta, patins, trotinete (tudo com rodas) e fazem desporto. Mas voltando à roda, esta foi construída em 1896, é uma obra de engenharia tipo Torre Eiffel, com cabines para várias pessoas e de onde se tem uma vista da cidade espectacular (mete uma bocado de impressão para quem tem vertigens, porque abana muito!).
E chegámos ao final do dia estafadinhos e todos pegajosos com tanto calor! Para jantar andámos à procura de um restaurante com comida típica vienense, mas acabámos por comer umas tapas de Cádiz :)! Amanhã há mais...

Sem comentários: